, Visitante


Cursos

Cursos em Energia Solar Fotovoltaica:

 

 

Atualmente, temos os seguintes cursos ministrados na sede da IEM:

 

ELEKTSOLAR

Saiba mais em: www.elektsolar.com.br

 

 

Para verificar as datas disponíveis acesse o site: www.elektsolar.com.br

 

* Curso de bombeamento com Energia Dolar em Porto Alegre

(1 dia presencial. total de 8 horas)

 

* Curso de vendas de sistemas de energia solar em Porto Alegre

(1 dia presencial. total de 8 horas)

Esse curso tem o objetivo de fornecer todas as ferramentas necessárias para que o profissional atue como representante comercial no ramo de vendas de sistemas fotovoltaicos. De modo a fornecer o máximo de informações relevantes ao seu cliente, o representante comercial deve conhecer a fundo a tecnologia fotovoltaica, as variáveis de projeto e operação, além de dominar os possíveis modelos de negócio e retorno financeiro do investimento feito pelos futuros clientes. Todas essas ferramentas são ensinadas durante o curso de maneira clara e objetiva, visando otimizar o processo de venda e entendimento do cliente.

Em resumo, os objetivos do treinamento são:

·          Táticas e argumentos técnicos comerciais para auxílio na venda de sistemas fotovoltaicos;

·          Relação entre os custos dos componentes de um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (SFVCR), recurso solar e tarifa cobrada pela concessionária local;

·          Metodologia para análise do retorno de investimento em SFVCR;

·          Análise da legislação em vigor no Brasil sobre a geração distribuída;

·          Análise e levantamento da composição tarifária brasileira;

·          Análise dos custos da energia elétrica cobrada de diferentes unidades consumidoras (residencial, comercial e industrial);

·          Análise da taxa interna de retorno (TIR), o valor presente líquido (VPL) e o tempo de retorno do investimento (Pay-back descontado) de SFVCR;

·          Análise do mercado brasileiro de geração distribuída fotovoltaica;

·          Elaboração de propostas técnico-comerciais com o auxílio de ferramentas concedidas durante o curso.

 

 

* Curso prático de instalação de energia solar em Porto Alegre

(2 dias presenciais, das 8h30 às 17h30, totalizando 16 horas)

Destinado a arquitetos, engenheiros, técnicos, construtores e eletricistas, apresenta aspectos técnicos e práticos da instalação de sistemas fotovoltaicos conectaods à rede em microgeração distribuida.

Os participantes têm contato direto com todas as ferramentas e materiais específicos da área fotovoltaica, realizam testes, medições e realizam a montagem de um sistema fotovoltaico completo.

São descritas em detalhes todas as etapas da instalação de um sistema, bem como os componentes e materiais utilizados, suas características e particularidades.

Os participantes receberão apostilas e outros materiais para acompanhar o curso e, ao final, receberão o certificado de participação. Existem dois intervalos com coffee break voltado ao networking dos presentes, tudo incluso no valor da inscrição.

 

* Curso de projeto de sistemas fotovoltaicos conectados à rede/ Porto Alegre

(2 dias presenciais, das 8h30 às 17h30, totalizando 16 horas)

Destinados especialmente para engenheiros e técnicos da área elétrica, apresenta os apectos teóricos e práticos do dimensionamento de sistemas fotovoltaicos concetados à rede e a regulamentação sobre microgeração distribuida, bem comoa norma da concessionária de distribuição.

Os participantes realizam vários exercícios de dimensionamento de sistemas conectados à rede.

Apresenta de forma concisa e clara as etapas e o roteiro para a elaboração de um projeto, diagramas, assim como o memorial descritivo para um sistema fotovoltaico conectado à rede.

Os participantes receberão o certificado de participação. Existem dois intervalos com coffee break voltado ao networking dos presentes, tudo incluso no valor da inscrição.

 

Instituto GRAVITAR

 Saiba mais em: www.facebook.com/institutogravitar

 

* Curso de instalação de Energia Solar Fotovoltaica

Data não definida

O curso de instalação e comissionamento de sistemas de energia solar fotovoltaica prepara e capacita o aluno para as mais diversas situações práticas de instalações fotovoltaicas, fazendo uso de simulador prático de solo no qual é possível realizar a instalação real de módulos fotovoltaicos e também a interconexão ao inversor de frequência e todos os testes de comissionamento necessários.

 

O Instituto Gravitar surgiu da parceria de empresas experientes no setor de energias renováveis e eficiência energética. Cientes da forte expansão desse mercado e da constante necessidade de ampliação da oferta de profissionais competentes, o Instituto Gravitar ambiciona poder colaborar na consolidação e capacitação do mercado renovável de energias.

O curso de instalação e comissionamento de sistemas de energia solar fotovoltaica prepara e capacita o aluno para as mais diversas situações práticas de instalações fotovoltaicas, fazendo uso de simulador prático de solo no qual é possível realizar a instalação real de módulos fotovoltaicos e também a interconexão ao inversor de frequência e todos os testes de comissionamento necessários.